sábado, 20 de julho de 2013

MIL ANOS DE PAZ

Milênio, uma pausa, antes da eternidade.
Milênio é uma contração latina derivada das palavras mile e annum, que significa mil anos.

MILÊNIO:
“UM GRANDE SÁBADO DE REPOUSO
PARA A TERRA E O POVO DE DEUS”
Milênio é uma palavra que não se encontra de forma expressa na Bíblia. É usada para designar um período de tempo que as Escrituras Sagradas mencionam.
Apocalipse 20:4

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles... e foi-lhes dado o poder de julgar... e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.”
Estas palavras – mil anos – são encontradas na Bíblia dez vezes.
Segundo os textos de Apocalipse 20:6 e João 5:28 e 29, a Bíblia afirma que haverá duas ressurreições, e que, na primeira, somente participam os que morreram em Cristo. Assim, os mortos ressuscitados e os vivos justos, são imediatamente transformados, “num abrir e fechar de olhos” (I Coríntios 15:52) e serão levados imediatamente ao Céu, onde “reinarão” com Cristo por mil anos.
Apocalipse 7:9
“Depois destas coisas olhei e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos e com palmas nas suas mãos.”

É claro que esta visão refere-se ao período dos mil anos, porque os santos herdarão a Terra e não o Céu (Mat. 5:5); ali estarão apenas durante este tempo (mil anos), para uma obra especial, além de “viver e reinar com Cristo”, que também é o cumprimento das palavras de Jesus:
João 14: 1-3
“...vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.”
Quando do regresso do Senhor para buscar Sua igreja amada, todos os ímpios morrerão diante do resplendor da glória de Deus, e ao serem os justos levados ao Céu, a Terra ficará completamente vazia, sem uma alma viva sequer, a não ser Satanás e seus anjos.
Jeremias 4:23-26
“Observei a Terra, e eis que estava assolada e vazia; e os Céus não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei e vi que nenhum homem havia e que todas as aves do Céu tinham fugido. Vi também que a terra fértil era um deserto, e que todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor, diante do furor da Sua ira.”
Sim, prezado irmão, “Por ocasião da vinda de Cristo a Terra estará reduzida a um estado caótico – a um montão de ruínas. O Céu terá desaparecido como um rolo que é enrolado; as montanhas estarão removidas de seus lugares; e a Terra ficará em estado de escuridão, terror, desolação e deserto.” – Ver Isaías 24:1-3; Apocalipse 6:14-17. – Estudos Bíblico, pág. 327. Ouça agora o profeta:
Isaías 24:21 e 22
“E será que naquele dia o Senhor visitará os exércitos do alto na altura, e os reis da Terra sobre a terra. E serão amontoados como presos numa masmorra, e serão encerrados num cárcere; e serão visitados depois de muitos dias.”
Serão visitados sim, irmão, depois dos mil anos, para serem destruídos completamente. João, outra vez, tem a palavra:
Apocalipse 20:1-3
“E vi descer do Céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, e Satanás, e amarrou-o por mil anos, e lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs o selo sobre ele para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem.”
“O termo abismo... aqui empregado, aplica-se à Terra em seu estado des
João 14: 1-3“...vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.” Quando do regresso do Senhor para buscar Sua igreja amada, todos os ímpios morrerão diante do resplendor da glória de Deus, e ao serem os justos levados ao Céu, a Terra ficará completamente vazia, sem uma alma viva sequer, a não ser Satanás e seus anjos.Jeremias 4:23-26“Observei a Terra, e eis que estava assolada e vazia; e os Céus não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei e vi que nenhum homem havia e que todas as aves do Céu tinham fugido. Vi também que a terra fértil era um deserto, e que todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor, diante do furor da Sua ira.”Sim, prezado irmão, “Por ocasião da vinda de Cristo a Terra estará reduzida a um estado caótico – a um montão de ruínas. O Céu terá desaparecido como um rolo que é enrolado; as montanhas estarão removidas de seus lugares; e a Terra ficará em estado de escuridão, terror, desolação e deserto.” – Ver Isaías 24:1-3; Apocalipse 6:14-17. – Estudos Bíblico, pág. 327. Ouça agora o profeta:Isaías 24:21 e 22“E será que naquele dia o Senhor visitará os exércitos do alto na altura, e os reis da Terra sobre a terra. E serão amontoados como presos numa masmorra, e serão encerrados num cárcere; e serão visitados depois de muitos dias.” Serão visitados sim, irmão, depois dos mil anos, para serem destruídos completamente. João, outra vez, tem a palavra:Apocalipse 20:1-3“E vi descer do Céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, e Satanás, e amarrou-o por mil anos, e lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs o selo sobre ele para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem.”“O termo abismo... aqui empregado, aplica-se à Terra em seu estado des
João 14: 1-3“...vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.” Quando do regresso do Senhor para buscar Sua igreja amada, todos os ímpios morrerão diante do resplendor da glória de Deus, e ao serem os justos levados ao Céu, a Terra ficará completamente vazia, sem uma alma viva sequer, a não ser Satanás e seus anjos.Jeremias 4:23-26“Observei a Terra, e eis que estava assolada e vazia; e os Céus não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei e vi que nenhum homem havia e que todas as aves do Céu tinham fugido. Vi também que a terra fértil era um deserto, e que todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor, diante do furor da Sua ira.”Sim, prezado irmão, “Por ocasião da vinda de Cristo a Terra estará reduzida a um estado caótico – a um montão de ruínas. O Céu terá desaparecido como um rolo que é enrolado; as montanhas estarão removidas de seus lugares; e a Terra ficará em estado de escuridão, terror, desolação e deserto.” – Ver Isaías 24:1-3; Apocalipse 6:14-17. – Estudos Bíblico, pág. 327. Ouça agora o profeta:Isaías 24:21 e 22“E será que naquele dia o Senhor visitará os exércitos do alto na altura, e os reis da Terra sobre a terra. E serão amontoados como presos numa masmorra, e serão encerrados num cárcere; e serão visitados depois de muitos dias.” Serão visitados sim, irmão, depois dos mil anos, para serem destruídos completamente. João, outra vez, tem a palavra:Apocalipse 20:1-3“E vi descer do Céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, e Satanás, e amarrou-o por mil anos, e lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs o selo sobre ele para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem.”“O termo abismo... aqui empregado, aplica-se à Terra em seu estado desolado, deserto, caótico, escuro e desabitado. Neste estado permanecerá ela durante mil anos. Esta será a tenebrosa prisão de Satanás durante esse período. Aqui, por entre as ossadas dos ímpios mortos, e que sofreram a morte por ocasião da segunda vinda de Cristo; as cidades destruídas, e os destroços e ruínas de toda pompa e poder deste mundo, Satanás terá oportunidade de refletir nos resultados de sua rebelião contra Deus. Mas a profecia de Isaías diz: ‘Serão visitados depois de muitos dias’.” Idem – grifos meus.
Sim, meu irmão, Satanás será preso por uma cadeia de circunstâncias. Não tendo a quem tentar, pois é o seu afazer cotidiano, está como que preso e amarrado, ficando assim durante mil anos. Note o que ainda diz João:
Apocalipse 20:5
“Os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram...”
Quem são esses outros mortos? É claro que são os ímpios que estarão sepultados, enquanto no Céu estão os santos, passando o milênio; a Terra completamente vazia e deserta, e Satanás meditando em sua nefanda obra de destruição, e terá bastante tempo para tal reflexão: Mil Anos.
Este é um período de tempo muito especial em que o povo de Deus estará no Céu, também realizando uma obra não menos especial. Grave bem o que dirá Paulo:
I Coríntios 6:1-3
“Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? ...não sabeis vós que havemos de julgar os anjos...?”
Veja como é claro. Os santos julgarão os ímpios e os anjos caídos. Esta é a obra que estarão fazendo os santos salvos, durante o período de mil anos no Céu.
Daniel 7:21-22
“Eu olhava, e eis que esta ponta fazia guerra contra os santos, e os vencia. Até que veio o Ancião de dias, e foi dado o juízo aos santos do Altíssimo...”
Os santos salvos estarão no Céu, realizando a obra de julgamento. Não que Deus desconheça o destino de cada um, o galardão e recompensa de todos. Deus permite este julgamento para patentear diante dos homens, dos anjos e de todos os seres criados que não pecaram, a mentira que Lúcifer lançou no Universo, de que Deus era arbitrário, exigia uma subserviência tirana a uma obediência liberal; e quem não Lhe obedecesse, seria morto de imediato.
Agora, porém, desfaz-se a obra do engano. Satanás é desmascarado e todos compreendem, maravilhados, a justiça, o amor e a misericórdia de Deus.
Este julgamento nada mais é, senão a comprovação final do amor de Deus e da maldade de Lúcifer, que foi destruído pela inveja, ciúmes e ódio contra o Filho de Deus. Este julgamento é simplesmente para aclarar, desanuviar a intempestiva nódoa da dúvida lançada por Lúcifer contra toda a criação de Deus, de que seu Criador é um tirano despótico, cruel e implacável. Também servirá de ajuda à nossa compreensão da estranha obra divina, isto é: queimar (destruir) homens, mulheres e crianças. Isaías 28:21. O que ocorre ao final dos mil anos?
Apocalipse 20:3 – “...e depois importa que seja solto por um pouco de tempo.”
“No final dos mil anos, Cristo, acompanhado dos santos, vem de novo à Terra, para executar o juízo dos ímpios, e preparar a Terra, por meio de uma especial recriação de tudo, onde habitará Sua justiça para ser a morada eterna dos justos. A esse tempo, em resposta ao chamado de Cristo, os injustos mortos de todos os tempos acordarão para a vida. Esta é a segunda ressurreição, a ressurreição da condenação. Os ímpios ressuscitam com o mesmo espírito rebelde que antes possuíam. Então Satanás é solto de seu longo cativeiro e inatividade.” – Ibidem, pág. 328.
Após a ressurreição dos ímpios, Satanás é solto porque já tem a quem tentar; com efeito, lança-se ao último ataque e é finalmente destruído, juntamente com todos os ímpios e anjos maus.
Apocalipse 20:7-9
“E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto de sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da Terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para os ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da Terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada, mas desceu fogo do Céu, e os devorou.”
Prezado irmão, segundo a leitura de Apocalipse 21:2 e 10 e Zacarias 14:4,5 e 9, a santa cidade, a Nova Jerusalém, a cidade cujo artífice e construtor é o próprio Deus, descerá do Céu, e o Monte das Oliveiras se fenderá em dois, formando uma grande planície onde ela pousará, para ser a capital da Nova Terra. Satanás então, com todos os ímpios ressuscitados, entre eles os maiores generais de guerra, marcharão contra ela, e, ao se aproximarem, contemplarão o Filho do Altíssimo acima dos muros; imediatamente investirão contra a cidade com todo ódio; então, o fogo de Deus cairá do Céu e os consumirá a todos, purificando também toda a Terra.
“Este é o último ato no grande conflito entre Cristo e Satanás. Toda a raça humana se encontra ali pela primeira e última vez. Ali ocorre a separação eterna dos justos e dos ímpios. Nessa ocasião é executado o juízo divino sobre os ímpios no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Ela pôs fim à grande rebelião contra Deus e Seu governo. Ouve-se então a voz de Deus, ao sentar-Se em Seu trono e dizer aos santos: ‘Eis que faço nova todas as coisas’. E das ruínas fumegantes da velha Terra surgem, ante os olhares extasiados de milhões de remidos, ‘um novo Céu e uma nova Terra’, em que encontrarão uma herança eterna e uma eterna morada.” – Ibidem, grifos meus. Então, vamos ser vizinhos na Nova Terra?

Sim, meu irmão, Satanás será preso por uma cadeia de circunstâncias. Não tendo a quem tentar, pois é o seu afazer cotidiano, está como que preso e amarrado, ficando assim durante mil anos. Note o que ainda diz João:
Apocalipse 20:5
“Os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram...”
Quem são esses outros mortos? É claro que são os ímpios que estarão sepultados, enquanto no Céu estão os santos, passando o milênio; a Terra completamente vazia e deserta, e Satanás meditando em sua nefanda obra de destruição, e terá bastante tempo para tal reflexão: Mil Anos.
Este é um período de tempo muito especial em que o povo de Deus estará no Céu, também realizando uma obra não menos especial. Grave bem o que dirá Paulo:
I Coríntios 6:1-3
“Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? ...não sabeis vós que havemos de julgar os anjos...?”
Veja como é claro. Os santos julgarão os ímpios e os anjos caídos. Esta é a obra que estarão fazendo os santos salvos, durante o período de mil anos no Céu.
Daniel 7:21-22
“Eu olhava, e eis que esta ponta fazia guerra contra os santos, e os vencia. Até que veio o Ancião de dias, e foi dado o juízo aos santos do Altíssimo...”
Os santos salvos estarão no Céu, realizando a obra de julgamento. Não que Deus desconheça o destino de cada um, o galardão e recompensa de todos. Deus permite este julgamento para patentear diante dos homens, dos anjos e de todos os seres criados que não pecaram, a mentira que Lúcifer lançou no Universo, de que Deus era arbitrário, exigia uma subserviência tirana a uma obediência liberal; e quem não Lhe obedecesse, seria morto de imediato.
Agora, porém, desfaz-se a obra do engano. Satanás é desmascarado e todos compreendem, maravilhados, a justiça, o amor e a misericórdia de Deus.
Este julgamento nada mais é, senão a comprovação final do amor de Deus e da maldade de Lúcifer, que foi destruído pela inveja, ciúmes e ódio contra o Filho de Deus. Este julgamento é simplesmente para aclarar, desanuviar a intempestiva nódoa da dúvida lançada por Lúcifer contra toda a criação de Deus, de que seu Criador é um tirano despótico, cruel e implacável. Também servirá de ajuda à nossa compreensão da estranha obra divina, isto é: queimar (destruir) homens, mulheres e crianças. Isaías 28:21. O que ocorre ao final dos mil anos?
Apocalipse 20:3 – “...e depois importa que seja solto por um pouco de tempo.”
“No final dos mil anos, Cristo, acompanhado dos santos, vem de novo à Terra, para executar o juízo dos ímpios, e preparar a Terra, por meio de uma especial recriação de tudo, onde habitará Sua justiça para ser a morada eterna dos justos. A esse tempo, em resposta ao chamado de Cristo, os injustos mortos de todos os tempos acordarão para a vida. Esta é a segunda ressurreição, a ressurreição da condenação. Os ímpios ressuscitam com o mesmo espírito rebelde que antes possuíam. Então Satanás é solto de seu longo cativeiro e inatividade.” – Ibidem, pág. 328.
Após a ressurreição dos ímpios, Satanás é solto porque já tem a quem tentar; com efeito, lança-se ao último ataque e é finalmente destruído, juntamente com todos os ímpios e anjos maus.
Apocalipse 20:7-9
“E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto de sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da Terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para os ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da Terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada, mas desceu fogo do Céu, e os devorou.”
Prezado irmão, segundo a leitura de Apocalipse 21:2 e 10 e Zacarias 14:4,5 e 9, a santa cidade, a Nova Jerusalém, a cidade cujo artífice e construtor é o próprio Deus, descerá do Céu, e o Monte das Oliveiras se fenderá em dois, formando uma grande planície onde ela pousará, para ser a capital da Nova Terra. Satanás então, com todos os ímpios ressuscitados, entre eles os maiores generais de guerra, marcharão contra ela, e, ao se aproximarem, contemplarão o Filho do Altíssimo acima dos muros; imediatamente investirão contra a cidade com todo ódio; então, o fogo de Deus cairá do Céu e os consumirá a todos, purificando também toda a Terra.
“Este é o último ato no grande conflito entre Cristo e Satanás. Toda a raça humana se encontra ali pela primeira e última vez. Ali ocorre a separação eterna dos justos e dos ímpios. Nessa ocasião é executado o juízo divino sobre os ímpios no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Ela pôs fim à grande rebelião contra Deus e Seu governo. Ouve-se então a voz de Deus, ao sentar-Se em Seu trono e dizer aos santos: ‘Eis que faço nova todas as coisas’. E das ruínas fumegantes da velha Terra surgem, ante os olhares extasiados de milhões de remidos, ‘um novo Céu e uma nova Terra’, em que encontrarão uma herança eterna e uma eterna morada.” – Ibidem, grifos meus. Então, vamos ser vizinhos na Nova Terra?

Abrazo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...