segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

"A Lei e os Profetas Duraram Até...?"

Os bons e sinceros irmãos que militam hoje sob as mais diversas bandeiras denominacionais, que ainda não descobriram a verdade da Lei de Deus em seu esplendor magno, admitem e crêem que ela findou na cruz, estribando-se para isso em Colossenses 2:14 “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.”
Por outro lado, há também os que ensinam que a lei durou até a posteridade, que é Cristo (Gál. 3: 16). E outros, afirmam que o fim da lei se deu com o advento de João Batista, e para tanto citam: “A lei e os profetas duraram até João...” Lucas. 16: 16.
Depreendemos daí, lamentavelmente, que os que pregam a abolição da Lei de Deus, sequer chegam ao acordo mútuo, uma unidade. Se houve três abolições intercaladas no tempo, a qual deve basear-se o crente para firmar sua fé?
A coluna basilar para uns é que foi até João. Para outros findou com Jesus. Afinal, quando foi exatamente que a Lei de Deus foi abolida, ou “cessou de vigorar?” Porque a premissa lógica é que, “se durou até João, já estava abolida e nada mais teria Jesus que abolir”, correto? – Além do que, ouça o que diz o verso seguinte: Luc. 16:17 “E é mais fácil passar o Céu e a Terra do que cair um til da lei.”
Novamente, lembro a você meu irmão, para descobrir a Verdade que o versículo quer ensinar, não o isolemos do contexto, senão podemos nos enganar. Sabe, é impossível recusar que, após João, houve profetas. Observe:
Atos 2: 17-18 – “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do Meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e vossas filhas profetizarão... e também sobre os Meus servos... e profetizarão.”
Atos 19: 6 – “E impondo-lhes Paulo as mãos... profetizavam.”
Atos 21: 9-10 – “E tinha quatro filhas donzelas, que profetizavam. E demorando-se ali... chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo.”
I Coríntios 14: 29,32 – “E falem dois ou três profetas... E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.”
Pela leitura destes textos do Novo Testamento, fica comprovado que depois de João houve profetas, efetivamente.
Quanto à existência e permanência da Lei de Deus após João, é um axioma. Senão, veja: Depois de Lucas registrar: – “A lei e os profetas duraram até João...”, um moço rico procurou Jesus com estas palavras: “Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?” (Mat. 19: 16). Ouça o que disse Jesus:
Mateus 19: 17 – “...Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos.”
Estas são palavras de Jesus e ninguém pode negar que estes mandamentos são os do Decálogo. Quer ver? Jesus afirmou para o moço:
“Não matarás” — 6º mandamento
“Não cometerás adultério” — 7º mandamento
“Não furtarás” — 8 º mandamento
“Não dirás falso testemunho” — 9º mandamento
“Honra teu pai e tua mãe” — 5º mandamento
Mateus 19:18-19
Já me disseram que Jesus cancelou o Sábado, porque não o repetiu para o moço rico guardar.
Meu amado, ouça o que vou lhe dizer com solenidade agora:
Se pelo fato de Jesus não ter dito ao moço – “Lembra-te do Sábado, para o santificar”, Jesus cancelou este mandamento; então o Mestre fez pior, ao omitir a proibição daquilo que é repulsivo para Ele próprio e para Seu Pai, que é a idolatria, admitindo a negação do próprio Deus.
Sim, porque Jesus também não recitou para o moço: – “Não terás outros deuses diante de Mim;... não farás para ti imagens de escultura...”
Por estas omissões de Jesus, deixaremos de cultuar a Deus, ou estamos livres para adorar ídolos? Lógico que não! Então, não podemos aceitar uma declaração e negar a outra, certo? Como vê, é coisa séria entrar na vida, por isso Jesus estabeleceu a condição: obediência aos mandamentos da Lei Moral!
Sabe, aquele moço era um israelita fiel na guarda do Sábado, como aliás, todos os judeus religiosos o eram. Para eles, o mandamento do Sábado era o de maior valor, porque eram desamorosos até mesmo com seus pais, avarentos, indiferentes às necessidades dos pobres e grandemente cobiçosos. Por isso, Jesus mencionou para o moço, somente os mandamentos da segunda tábua de pedra que escreveu com Seu dedo, no Monte Sinai, e que apresenta nossa obrigação para com o próximo.
Quanto ao Sábado, estavam todos certos, é o dia de guarda, Jesus não precisaria relembrar-lhe. Jesus apenas focalizou o que negligenciavam em Sua lei. Isso é maravilhoso! Glória a Deus. Aleluia!
AGORA PERGUNTO-LHE:
Se a Lei foi abolida, ou vigorou até João Batista apenas, por que ordenaria Cristo obediência a esta Lei abolida? E mais: como poderia o Mestre estabelecer a guarda desta Lei como norma para a salvação?
Se a lei duraria somente até João, porque Paulo reconhece e estabelece a santidade dela, a necessidade dela, e a apresenta como a única maneira de se detectar o pecado?
Ouça:
Romanos 7: 12 – “E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom...”
Romanos 7: 22 – “ ...segundo o homem interior, tenho prazer na Lei de Deus...”
Romanos 7: 25 – “... assim eu mesmo com o entendimento sirvo a lei de Deus...”
Romanos 5:13 – “...mas o pecado não é imputado, não havendo lei...”
Romanos 8:7 – “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à Lei de Deus...”
O apóstolo amado, João, é mais claro e contundente, veja:
I São João 2: 4. 3: 4 – Edição Revista
“Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos (a lei) é mentiroso, e nele não está a verdade...Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei; porque o pecado é a transgressão da lei.”
A verdade é clara, não é irmão? A Lei de Deus não foi abolida! Os mandamentos permanecem inalterados! Isto é real na vida de todos os cristãos, apenas há um pequeno equívoco que se revela em grande falta de fé, possivelmente. Quer ver?
Você, meu amado, é membro de uma igreja evangélica, fiel, ativo, missionário e amigo de todos.
– Você guarda o primeiro mandamento? – Claro que sim!
– O segundo? – Claro que sim!
– O terceiro? – Claro que sim!
– O quinto? O sexto? O sétimo? – Claro que sim!
– O oitavo, nono e décimo? – Claro que sim!
Percebeu, você demonstra que a Lei de Deus não foi abolida. Ela foi, sim, alterada, modificada.
Mas Deus não apóia isto. Se Ele fez Dez Mandamentos, ninguém pode mudar. Afinal... Deus é O criador! Quer ver como isto é uma verdade bíblica insofismável?
Ouça:
Tiago 2: 10
“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.”
A verdade, amado, é que na matemática do Céu, dez, menos um, é igual a zero. Portanto, a Lei de Deus não terminou com a pregação de João, mas havia uma profecia de que ela seria mudada, alterada (Daniel 7: 25). E cumpriu-se.
Este assunto, meu irmão, é pessoal, carece de fé, por isso envio-lhe com ternura a Hebreus 11: 6, e Paulo lhe diz: “...Sem fé é impossível agradar a Deus...” Use a fé, meu irmão, e reclame a palavra empenhada do nosso Deus e Ele o ajudará a pôr esta fé em prática, na obediência, por amor. Não temas!
Então, como vamos entender o versículo de Lucas 16: 16 que menciona: “A lei e os profetas duraram até João?” Voltemos ao texto; leia-o . Verifique com cuidado e bastante atenção como está grifada a palavra “duraram”. Observou? Está grifada no texto, isto é, escrita com as letras de forma diferente das demais, um pouco inclinadas. O tradutor a colocou assim para chamar a atenção dos leitores de que ela não consta do original grego.
Agora, ouça como Mateus deixa clara e explícita a verdade que Jesus queria ensinar:
Mateus 11: 13
“Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.”
A “lei e os profetas” formam uma expressão que designa os ensinos do Antigo Testamento (João 1: 45), incluindo o pentateuco e os escritos de todos os profetas, porque “os escritos do Antigo Testamento constituíam o primeiro guia do homem para a salvação. Estes escritos eram tudo que os homens tinham em matéria de revelação. O evangelho veio, não para abolir os escritos antigos, mas para suplementá-los, reforçá-los e confirmá-los. O evangelho veio, não para ser colocado no lugar do Antigo Testamento, mas em acréscimo a ele.” – A.B. Christianini, Subtilezas do Erro, pág. 97.
Logo, quis o Mestre dizer que, até João Batista, todas as Escrituras dos profetas, referentes à Sua primeira vinda, contidas nos livros do Antigo Testamento, com o Seu advento, batismo e ministério, encontraram cumprimento in-loco.
Até João Batista, a lei e os profetas (escritos do Antigo Testamento) indicavam, através da palavra escrita, dos símbolos e do Sistema Sacrifical (sombras de Jesus), sim, indicavam o tempo em que o Reino de Deus seria anunciado, e, de fato, com a pregação do Reino, novo tempo raiava. O próprio João Batista, com clareza, afirmou: “... Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos Céus...” Mateus 3: 2.
O tempo há milênios profetizado, e com ansiedade esperado, tem seu cumprimento. O Messias chegou. Jesus semelhantemente pregou: “O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo...” (Marcos 1: 15). Daniel é um dos profetas messiânicos que mais profundamente e com muitas minúcias focalizou o surgimento do Messias, específicamente no capítulo nove de seu livro.
“Desde então, isto é, desde a proclamação do Reino de Deus por João Batista, luz adicional e supletiva tem estado a brilhar sobre a vereda da salvação, e não havia escusa para os fariseus, ‘que eram avarentos.’” – Idem.
Para sedimentar a verdade cristalina de que a Lei de Deus não “durou” até João, que Jesus estendeu sua vigência milênios além de João; que ela transcende o Céu e a Terra, o Mestre declarou:
Mateus 5: 18
“Porque em verdade vos digo que, até que o Céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da Lei...”
Portanto, enquanto a abóbada celeste cobrir nossa cabeça, e nossos pés pisarem o solo terrestre, é um sinal patente de que a Lei de Deus permanece, sempre e eternamente. Amém!
PENSE:
Paulo previu que as profecias indicavam ser Roma quem atentaria contra a Lei de Deus; por isso sua epístola aos Romanos é um hino de exaltação à Lei Moral.
Uma senhora evangélica foi chamada à Comissão de sua igreja a fim de ser excluída do rol de membros, em razão de estar em adultério.
Ao tomar conhecimento da sentença, replicou entusiasmada: “Em que vocês se basearam para concluir que eu adulterei?”
“A senhora transgrediu o sétimo mandamento da Lei de Deus”, arguíram-lhe.
Irritada, acometeu a irmã: “Se a Lei de Deus está em vigor para condenar o adultério, porque não está em vigor para se guardar o Sábado?”
Esta experiência ocorreu literalmente. Tire suas conclusões!
“Antes da queda, a lei destinava-se a proteger Adão e Eva, evitando que incorressem em dificuldades. O relato que temos daquele tempo indica que a lei era muito simples. Continha uma proibição: Manter-se afastado e não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se houvessem seguido esse simples preceito, jamais lhes sobreviria algum problema. Essa lei era a salvaguarda da harmonia entre Deus e Suas criaturas.
“Com a entrada do pecado, a lei tornou-se muito mais específica, e suas funções foram ampliadas. A violação de certas regras de conduta num lar também impõe o acréscimo de outros regulamentos. Acontece a mesma coisa com a sociedade.”
Abraço!!!

8 comentários:

  1. muito bom esse texto, só não podemos esquecer de um grande detalhe: a lei não salva! somente jesus tem o atributo da salvação que é a graça. então onde entra a lei nisso tudo? a lei condena. Rm 8.1,2. è impossivel está em Cristo e continuar inclinado a fazer a vontade da carne. pelo contrario, se estou em Cristo e obedeço os seus mandamentos, logo estou livre da condenação da lei pois a obedeço, e logo não posso por ela ser condenado. o sacrificio de Cristo me libertou da condenãção eterna, mais não tirou o pecado do mundo. portanto, enquanto existir pecado, durará a lei para nos adivertir da morte.

    ResponderExcluir
  2. em nenhum momento dizemos que a lei salva, só dizemos que ela é validair como conduta de vida cristã, ela é um espelho que diz que vc está sujo e precisa ir a Jesus para se limpar... se eliminamos o espelho como veremos nossa sujeira?

    ResponderExcluir
  3. em nenhum momento dizemos que a lei salva, só dizemos que ela é validair como conduta de vida cristã, ela é um espelho que diz que vc está sujo e precisa ir a Jesus para se limpar... se eliminamos o espelho como veremos nossa sujeira?

    ResponderExcluir
  4. em nenhum momento dizemos que a lei salva, só dizemos que ela é validair como conduta de vida cristã, ela é um espelho que diz que vc está sujo e precisa ir a Jesus para se limpar... se eliminamos o espelho como veremos nossa sujeira?

    ResponderExcluir
  5. GALATAS 5-4 separados estais de CRISTO,vós os que vos justificais pela lei,DA GRAÇA TENDES CAIDO.

    ResponderExcluir
  6. Concordo Diosnísio!!
    O texto está nebuloso. Por acaso alguém pode praticar "olho por olho, dente por dente" (Lei) e o "Não matarás!" (10 mandamentos)?
    Pois segundo a lei se alguém matar um parente meu eu posso devolver na mesma moeda.
    Mas JESUS ensinou que devemos amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu discordo
    A lei foi abolida e os profetas acabaram
    Gálatas 5:14
    "Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."

    as leis de Moises foram abolida e virou a Lei de Deus que é essa "Amaras a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo"

    Quem não cumpre todas as 613 preceitos das leis de Moises esta debaixo de maldição pra ficar livre disso tem que cumprir todas

    Provavelmente você não cumpre varias por ex.
    Lei 148 - Proclamar a santidade do Sábado
    Lei 178 - Destruir todo idólatra
    lei 208 - A lei da circuncisão (menino no 8° dia)
    lei 172 - não Comer um animal impuro(carne de porco)
    Gálatas 3:10-13
    "10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
    11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
    12 Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
    13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;"


    Luc. 16:17 “E é mais fácil passar o Céu e a Terra do que cair um til da lei.”
    você nao entendeu esta escrito "da Lei" e não "das leis", a lei é essa uma só "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo"

    Bem se você não entendeu as pessoas profetizarão sim, mas “nos últimos dias" ainda não estamos nos últimos dias, o sol não escureceu a lua não virou sangue não tem sinal e nem na terra nem embaixo dela

    Atos 2:17-20
    "17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;

    18 E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;

    19 E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.

    20 O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;"


    bem aqui se Paulo esta profetizando é porque ainda ta vivo e João também que foi o ultimo profeta do falecimento de João ate hoje não existe mais profetas

    Atos 19:6
    E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

    todas essas passagens João estava vivo por isso ainda existia outros profetas

    Atos 19: 6 – “E impondo-lhes Paulo as mãos... profetizavam.”

    Atos 21: 9-10 – “E tinha quatro filhas donzelas, que profetizavam. E demorando-se ali... chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo.”

    I Coríntios 14: 29,32 – “E falem dois ou três profetas... E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.”

    Bem se Jesus falou da lei é porque ele ainda estava vivo na carne apos sua morte vivemos pela graça e não pela lei

    “Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?” (Mat. 19: 16). Ouça o que disse Jesus:
    Mateus 19: 17 – “...Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos.”
    Estas são palavras de Jesus e ninguém pode negar que estes mandamentos são os do Decálogo. Quer ver? Jesus afirmou para o moço:

    “Não matarás” — 6º mandamento
    “Não cometerás adultério” — 7º mandamento
    “Não furtarás” — 8 º mandamento
    “Não dirás falso testemunho” — 9º mandamento
    “Honra teu pai e tua mãe” — 5º mandamento

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...