sábado, 13 de fevereiro de 2010

Quando Foi "Enterrada" a Lei Cerimonial?

Mateus 24: 2 – “... Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.”
Mateus 24: 15 – “Quando pois virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda.”
A profecia de Mateus 24 é impressionante. Afinal, foi pronunciada pelos santos lábios do Senhor Jesus. Foi o último sermão do Senhor Jesus.
O último procurador romano na Judéia (64-66 d.C.), foi Géssio Floro. Homem mau e injusto, cometeu muitos abusos e crimes em Jerusalém e noutras cidades da Palestina, fazendo nascer tremendo ódio entre os judeus que se insurgiram contra ele, criando grupos rebeldes e também criminosos. Roma teria de enviar exércitos para combater estes revoltosos. E o fez. Sitiaram Jerusalém.
Em 7/11/66 d.C., o General romano Céstius Gallus, sem nenhuma razão aparente, retira-se de Jerusalém com seus exércitos. Era o sinal que os discípulos, orando durante 35 anos, esperavam (Mat. 24:15-21). Os judeus foram no encalço do exército em fuga, atacando-o pela retaguarda e matando seis mil soldados. Os cristãos então fugiram de Jerusalém para a cidade de Perla, no além Jordão. Não foi nem Sábado nem inverno (Mateus 24:20). Estavam a salvo. Logo, Jerusalém caiu em poder de grupos fanáticos e extremados, que, sem o saber, estavam apressando a ruína total da cidade.
Nero, Imperador romano, aborrecido com a derrota de Céstius Gallus, nomeou um de seus melhores generais, Vespasiano (Tito Flávio Vespasiano) que, com 60 mil homens, muito alimento, máquinas de guerra (aríetes e lançadoras de pedras), rumou para a Terra Santa.
No ano 70 d.C., o General romano Vespasiano, veio resoluto para destruir Jerusalém sem piedade. Porém, recebeu um comunicado que deveria retornar para assumir o trono de Roma pela morte de Nero. Tito (Tito Vespasiano Augusto), seu filho, assume o comando vindo mais tarde a ser um dos maiores Imperadores romanos. Tito marchou sobre Jerusalém, chegando lá no mês de abril de 70 d.C. Jerusalém foi retomada, por Tito, conforme informa o historiador judeu, Flávio Jo-sefo, no dia 8/09/70 d.C.
Tito pediu que preservassem o Templo, a todo custo. O diabo queria contestar a profecia de Jesus: “Não ficará aqui, pedra sobre pedra que não seja derribada.”
Um dos seus soldados, porém, lançou uma tocha sobre uma janela do Templo, as cortinas incendiaram-se e logo tudo era fogo. O ouro das paredes, derreteu-se e foi infiltrando-se entre as pedras.
Os soldados, então, moveram os blocos de pedra, a fim de pegarem aquela riqueza. E assim, as palavras de Cristo se cumpriram nos mínimos e precisos detalhes. O preço pago por tanta intolerância foi 1.100.000 judeus mortos, entre homens, mulheres e crianças.
Sessenta e cinco anos após esta destruição e dispersão da nação judaica, Bar Kochba, no ano 135 d.C., organizou um movimento a fim de restabelecer o cerimonialismo judaico. Imediatamente começou a reconstruir o Templo, mas o exército romano sufocou a insurreição e interrompeu a obra.
Mais tarde, em 380 d.C., o Imperador Juliano, rebelando-se contra o cristianismo, decidiu reconstruir o Templo para provar que a profecia de Jesus de que “não ficará aqui pedra sobre pedra”, não era verdadeira.
Prometeu proteção e riqueza aos judeus que o ajudassem na execução do projeto. Porém, ele não contava com uma sucesssão de ocorrências sobrenaturais que o levaram ao abandono da tarefa impossível.
“Juliano, o apóstata”, como passou a ser reconhecido, foi mortalmente ferido no campo de batalha. Reunindo as últimas forças, clamou: “Ó Galileu, Tu venceste!”
Mais tarde, o Império Otomano se apossou de toda a área onde estava o templo na qual erigiram duas Mesquitas. Estão lá ainda hoje.
Meu amado, por ocasião da páscoa no ano 70 d.C., se deu a grande destruição de Jerusalém, e o majestoso Templo Herodiano, considerado por muitos a oitava maravilha do mundo, tornou-se a sepultura de um Sistema Religioso que havia de desaparecer após a morte do Senhor Jesus. A Lei Cerimonial, com todos seus ritos envolventes e impressionantes, foi ali enterrada para sempre.
“Mateus 24: 20: Jesus instruiu Seus discípulos a observar o Sábado, durante a grande tribulação, relacionada com a destruição de Jerusalém, que se daria quarenta anos após Sua ressurreição. A mesma instrução se aplica ao povo de Deus no tempo do fim, tendo que enfrentar seus inimigos.
“Esse texto é parte da interpretação da profecia de Daniel a respeito do poder da ‘ponta pequena’ (Mat. 24: 15. Dan 8: 13, 14, 25. 9: 27. 11: 31. 12: 11). A atuação da ponta pequena vai até o tempo do fim. Como os cristãos enfrentaram Roma pagã no ano 70 e ainda observaram o Sábado, também o povo de Deus dos últimos dias deve enfrentar os inimigos e prosseguir observando o Sábado.
“Apocalipse 14: 6-7: A mensagem do primeiro anjo é o evangelho eterno. Ela inclui a instrução de que devemos adorar ‘Aquele que fez o Céu, a Terra, o mar, e as fontes das águas.’ (v. 7). Essa é uma óbvia menção ao quarto mandamento. ‘Porque em seis dias fez o Senhor os Céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou (Êxo. 20:11).’”
Abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...