sábado, 4 de junho de 2011

Partir e estar com cristo




“E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.” Lucas 14:14.

Se uma pessoa ao morrer, vai logo encontrar-se com Cristo na glória, então responda:
• Por que chorar no velório?
• Por que temer a morte?
• Quem não gostaria logo de subir ao Céu?
“Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo o desejo de partir,
e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.”
Filipenses 1:23
“Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo,
para habitar com o Senhor.”
II Coríntios 5:8
Estes textos paulinos tem-se tornado, ao longo dos anos, um forte pilar para a crença de que o galardão é conferido imediatamente após a morte. Esta fé tem sido real na vida de muitos Ministros, fato que já presenciei em várias oportunidades, no sepultamento de crentes.
No livro Angeologia, do Pastor Batista Ebenézer Soares Ferreira, destaquei do prefácio feito pelo autor, sobre a tese apresentada, o seguinte parágrafo:
“Que alcance os objetivos por que foi escrita e que a memória do grande idealista, Pastor Barreto, que me estimulou a escrevê-la, seja sempre honrada, pois no Céu já se encontra desde 9-7-63, servindo ao Senhor com os anjos que tanto amava.”

Como se vê, não somente é crida esta doutrina na esfera teológica, como patenteada em livros e lançada na correnteza evangélica. E assim são doutrinados os cristãos, com base em um verso isolado, o que é perigoso, pois que, bem analisado o texto de Fil. 1: 23, fácil ficará descobrir quando Paulo chegaria após sua partida.
Ter desejo de partir é uma coisa, chegar no mesmo dia no Céu, é outra bem diferente. Perdoe-me, muitos estão confundindo partida com chegada!
Estar com Cristo é um desejo real do cristão, e o Senhor bem conhecia este anseio, razão por que afirmou: “...e eis que Eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Mateus 28:20. Paulo compreendeu isso ao ponto de ficar “impregnado” de Cristo e confessou à igreja da Galácia:
Gálatas 2: 20
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim.”
Por outro lado, o desejo do Senhor para com Seus filhos foi declarado: “Jesus respondeu e disse-lhe... Viremos para ele, e faremos nele morada” (João 14:23). Por conseguinte, a fusão Cristo e o cristão é inerente a ambos. Um deseja estar com o outro. A diferença, porém, é realçada e estabelecida, quando nos perguntamos: Quem é o homem? Quem é Jesus? Esta comparação só é possível mediante o amor revelado na cruz. Por isso eu também anelo estar com Jesus.
Pois bem, lamentavelmente o dia da partida de Paulo foi precedido por dois longos anos na prisão em Roma. E a maneira em que se deu não foi menos dolorosa. Sua cabeça foi decepada pelo carrasco. Assim Paulo partiu. Isto é: morreu. Mas, quando estará com Cristo? Sim, quando chegará ao Céu? Ele mesmo nos responde:
II Timóteo 4:8
“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim mas também a todos os que amarem a Sua vinda.”
Na contextura paulina, este verso infunde grande luz sobre o assunto e revela a confiança do apóstolo. Tinha ele certeza absoluta de seu galardão; sua co-roa era certa, porém a posse dela tem dia marcado: “Naquele dia” – a volta de Jesus.
Paulo sabia que a ressurreição o traria de volta à vida, mas quanto ao dia deste acontecimento nunca deixou ninguém enganado. Também aos coríntios garantiu:
I Coríntios 15:23
“Mas cada um por sua ordem; Cristo, as primícias, depois os que são de Cristo, na Sua vinda.”
Uma das mais belas páginas da lavra paulina, no que tange à doutrina da ressurreição, para total esclarecimento do assunto em pauta, é esta:
I Coríntios 15:52-54
“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: tragada foi a morte na vitória.”
Não há o que contestar. Paulo deixa claro como a luz do Sol, que o dia de sua partida é o dia de sua morte, mas o dia para estar com Cristo é o da sua ressurreição. Esta foi sua fé. Este foi seu ensinamento. Esta é uma doutrina basilar da Escritura.
Assim, o corpo do amado apóstolo foi enviado à sepultura, estando guardado pelos anjos até o ansiado dia do encontro com o Senhor nos ares, quando então as tumbas se abrirão sob o impacto da voz de Deus, para devolver à vida os que a morte retém sob seu aguilhão.
Como não há consciência na morte, o dia da ressurreição de Paulo dará a ele a nítida impressão que ocorreu “no instante imediato ao da sua morte”. E isto, amado irmão, ocorrerá com todos os mortos, que “morrem no Senhor”. Este é o ensino da Bíblia. Simples e claro. Por favor, reitero-lhe com emoção, não confunda partida com chegada, pois Paulo não tinha dúvidas de que sua chegada ao Céu só se daria com sua ressurreição. É ele quem afirma escrevendo aos crentes de Filipos:
Filipenses 3:11
“Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dos mortos.”
Irmão, eis aí o testemunho fiel dos próprios lábios de Paulo e firmado com seu punho, dando-lhe valor eterno. Quem negará?
Lembra-se do amado do Senhor, Davi, que também morreu e não foi para o Céu imediatamente. Mas irá, por ocasião da ressurreição dos justos. Ouça:
O querido apóstolo Paulo afirma que a morte é a última porta fechada, lacrada a ser detonada pelo Filho de Deus.
I Coríntios 15:55:
“Onde está, ó morte o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?”
O Leão da tribo de Judá demonstra claro desdém a esta que foi o terror do mundo por seis milênios. E então, os resgatados da morte clamarão vitoriosos:
“Abre, ó inferno as tuas portas! Escancara-as e sacia-te do sangue dos que rejeitaram a grande salvação que Jesus lhe ofereceu!
“Mas, cala-te, fecha a tua boca e foge da presença do Filho de Deus!
“Tu, ó inferno, foste vencido pelo sangue de Cristo, e portanto nada podes contra os remidos do Senhor.”

OBSERVAÇÃO – Querido irmão, não acha você desconcertante Paulo frisar com tamanha clareza que aguardava sua ressurreição, e nós aceitarmos que ele esteja no Céu hoje?
“Pequei e arrependi-me; confiei e amei; agora descanso e ressuscitarei; e pela Graça de Cristo, ainda que indigno, reinarei.”
(Inscrição na sepultura de um leal servo de Deus).

Um comentário:

  1. Por que iremos viver com Jesus? hoje vivemos com alegria, tristeza, com dinheiro, ou sem dinheiro. Quais os motivos de ser viver em outro lugar ou até mesmo aqui mesmo na terra? Se nascemos para viver com o Cristo Jesus, por quê precisamos se arrebatados?

    Existem várias outras perguntas que estão no vazio, e ninguém vai conseguir responder realmente as respostas.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...