segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Batismo por Aspersão?

O BATISMO BÍBLICO Efésios 4: 5 – “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” I Timóteo 2: 5 – “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os ho- mens, Jesus Cristo homem.”
O batismo é algo solene, definitivo e marcante na experiência cristã. É emocionante este dia. O Céu fica em festa, e Jesus se alegra, pois o batizando está demonstrando publicamente que aceita o Sacrifício do Calvário para sua vida. Como o batismo é a porta de entrada para a Igreja de Deus, Ele então especificou como deve ser. Quer ver? – Jesus comissionou os discípulos: Mateus 28: 19-20 “Ide, portanto, fazei discípulos... batizando-os em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo...” Percebeu? O Senhor Jesus foi quem estabeleceu esta norma para o cristianismo, o batismo bíblico.
Depois de batizada a pessoa inicia uma vida nova em comunhão com Cristo, crescendo na Graça e na fé. Eis como surgiu este ritual bíblico: Mateus 3: 1-6 “E naqueles dias apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia. E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos Céus...
E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. ”Vamos ao Jordão. Águas cristalinas e volumosas. Jesus chegou! Não perguntou qual era a forma de batismo, não questionou porque João batizava as pessoas. Ele entrou nas águas, e foi até onde estava João e pediu que este O batizasse. João batizava com muitas águas. Se o batismo fosse gotinha d’agua na cabeça, Jesus precisaria ir a um rio? Entrar nele? É maravilhoso como Jesus viveu para ser nosso exemplo em tudo. Viveu uma vida correta, digna e possível de ser imitada por todos. Não esqueceu de nada. Confirmou que o batismo é bíblico e por imersão.
Ouça: Marcos 1: 9-10 “E aconteceu naqueles dias que Jesus tendo ido de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água viu os Céus abertos, e o Espírito que como pomba descia sobre Ele. ”Não há nenhuma dúvida que Cristo foi batizado por imersão, no rio, pois diz o texto que Ele saiu das águas, correto? Aliás, seria até incoerente entrar dentro da água, molhar-se todo e jogar gotas d’agua na cabeça, não acha? Se o batismo fosse por aspersão, Jesus poderia ter ficado tão somente às margens do rio e João Batista também, não é?
Pedro também, ensinou:Atos 2: 38 –“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. ”A palavra grega usada neste texto é baptizo, que significa imergir, mergulhar, cobrir com água. Esta palavra é exatamente o oposto de aspergir ou derramar água sobre alguém. Portanto, quando Pedro disse ao povo: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado”, eles entenderam que deviam “arrepender-se e ser submersos”, isto é: serem mergulhados na água. Observe que o batismo é para “lavar” pecados. Só pecadores precisam batizar-se, e por imersão, porque é preciso sepultar nas águas, simbolicamente, os pecados.
Ouça aqui:Atos 8: 26-39 – “...E mandou parar o carro, e desceram ambos a água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou...”Novamente com clareza absoluta se percebe que o batismo na igreja primitiva era por imersão. Não há nenhuma dúvida, os pormenores indicam que o eunuco e Filipe entraram dentro do rio para um batismo por imersão. Romanos 6: 3-6 “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na Sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com Ele na semelhança de Sua morte, também o seremos na da Sua ressurreição. Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com Ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. ”Isto é lindo demais. Altamente significativo.
Nunca esqueci o meu batismo. Que experiência marcante na vida de um moço, moça, senhor ou senhora. Ouça : “O batismo é uma ordenança evangélica em comemoração da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. No batismo é dado um testemunho público de que o batizando foi crucificado com Cristo, com Ele sepultado e ressurgiu para andar em novidade de vida. Só um batismo pode representar devidamente esses fatos na vida, e esse é a imersão, o modo seguido por Cristo e a igreja primitiva.” – Estudos Bíblicos, pág. 79 – CPB, grifos meus.
No batismo morre o pecador, e ressuscita uma nova criatura. Isto é: quando as águas cobrem o pecador, isto simboliza a sua morte para a velha vida. Ao levantar-se das águas é como nascer uma nova criatura. Por isso o batismo bíblico jamais pode ser com gotas de água na cabeça.
Anote isto:“O Concílio de Ravena, em 1311, foi o primeiro concílio que legalizou o batismo por aspersão, deixando a critério do ministro oficiante. “Durante mil e trezentos anos o batismo foi geral e regularmente por imersão de uma pessoa na água e só em casos extraordinários por aspersão ou efusão, porém esta última prática era tida como proibida por aqueles que discutiam o assunto.” – Brenner, Demonstración Histórica de la Administración del Bautismo desde Cristo a Nuestros Dias, pág. 306. “Podemos demonstrar pelas atas dos Concílios e pelos rituais antigos, que durante mil e trezentos anos o batismo foi administrado por imersão em toda a igreja tanto quanto era possível.” – Bossuet, Bispo de Meaux, Idem, pág. 42. – Citado em Segue-Me.
Abraço!!!

14 comentários:

  1. Desta forma podemos deduzir que o batismo do apostolo Paulo não foi valido, ou Juda foi o primeiro homem a ter piscina no quarto ou melhor ainda, a piscina ficava no ar, pois Saulo se levantou e foi batizado.

    ResponderExcluir
  2. Jesus nunca batizou uma criança, ele memo quando criança foi apresentada ao templo. Jesus batizou quando adulto , pois uma criança não tem consciencia do seu ato, não pode crer, não pode se arrepender, não pode confessar

    ResponderExcluir
  3. NINGUÉM PODE BASEAR SUA VIDA EM CONCÍLIOS, MAS NA PALAVRA DE DEUS. PARA SE BATIZAR É PRECISO CRER NO SACRIFÍCIO DE CRISTO, CONFESSAR, SE ARREPENDER E ANDAR EM NOVIDADE DE VIDA. LEIA MATEUS 3. NÃO EXISTE DEDUÇÃO OU É OU NÃO É, O QUE DEVEMOS FAZER É SEGUIR O QUE A BIBLIA DIZ, NÃO DEVEMOS ANDAR POR MANIPULACOES E TRADIÇÕES HUMANAS TENDENCIOSAS AO ERRO.

    ResponderExcluir
  4. JESUS BATIZOU POR IMERSÃO. FAÇAMOS O MESMO.
    JESUS NUNCA BATIZOU UMA CRIANÇA. FAÇAMOS O MESMO
    JESUS BATIZOU QUANDO ADULTO. FAÇAMOS O MESMO.
    fACAMOS O QUE JESUS FEZ. PRATICAMOS O QUE A BIBLIA DIZ. sÓ TEM UM CAMINHO O CEU E O INFERNO.
    QUEM CRER EM JESUS, REVELADO NA BÍBLIA ESTÁ SALVO.QUEM CRER NAS TRADIÇÕES HUMANAS TÁ CONDENADO!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eram batizadas casas inteiras. Ou Seja Inteiras, adultos e crianças. Façamos o MESMO! Jesus foi batizado quando adulto, mas não precisava de bastimo! Criança tem pecado sim todos tem, carregam o pecado de Adão e Eva. Não se pode negar o batismo a ela e esperar que ela seja adulta os pais tem a autoridade de entrega-la a Jesus e da-la o presente do batismo. Se ela morrer antes? Quem não passar pelas águas não herdará o reino dos céus e como é que fica? E o Batismo de aspersão foi feito em Saulo (Paulo) se ele não fosse valido o apostolo não foi realmente batizado e não foi o que aconteceu pois ele recebeu o Espirito Santo! No batismo de casas inteiras (homens, mulheres e crianças) pode ter certeza que a maioria não eram levados até acharem um rio, mas em casa por aspersão! Estudem mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostre-me algum lugar na bíblia que jesus ou os apóstolo batizaram crianças após nascidos, ou que jesus e seus apóstolos oraram há frente de alguma imagem ou com crucifixo nas mãos?

      Excluir
  7. lhe falta muita sabedoria,a biblía diz q devemos cre como diz as escrituras (jo 7v38),medite mais amigo,não queira mudar a biblia seja antes de tudo de jesus não de religião criança não tem pecado,abre o coração para compreender a palavra e se converter a jesus,para ser salvo (joão 17 v 3)veja a vida eterna é p quem crer somente em Deus e reconhecendo jesus acorda amigo...

    ResponderExcluir
  8. usar o termo de batizar criança.e o mesmo que batizar um animal. nem um dos dois nao sabe de nada.criatura e criatura tanto o homem como o animal tudo e criatura.o homem so passa a saber que ele e um filho de DEUS depois que passa a ler a biblia sagrada como fez nicodemo quando foi ter com JESUS CRISTO joao.c3v1a5.marcos.c16v15.16.

    ResponderExcluir
  9. nao gostei pois nao respondeu minha pergunta

    ResponderExcluir
  10. Sim, meus amigos, criança nao sabe op q faz correto
    + batiza quando criança, e quando estiver adulta o espirito santo.
    e tambem paulo ( saulo ) em ATOS 9: 1-10 LEIA E ENTERPRETE DIREITINHO VAMOS PELA BIBLIA, LEVANTOU E FOI BATIZADO, SO PODE TER SIDO BATIZADO COM AGUA NA CABEÇA
    NO TEXTO NAUM MENCIONA QUE ELE SAIU PARA ALGUM CANTO, E TAMBEM NAUM FALA DE RIOS POR PERTO TAMBEM ESTAVA 3 DIAS EM JEJUM OLHE AS CONDIÇOES DELE PARA ELE SAIR
    TAVA MEIO RUIM NAUM TAVA.
    NAO ESTOU FALANDO Q O BATISMO DE JESUS ESTAVA ERRADO NAUM, SO QUERO
    FALAR QUE TAMBEM É CORRETO BATIZAR JOGANDO AGUA NA CABEÇA
    OU A BIBLIA ESTA ERRADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmao,leia atos22v13a 16(ele nao foi batizado no ato de levantar)vamos ler a Biblia Sagrada ,e deixar de acreditar em deduções humanas. Fique com DEUS!!!!

      Excluir
    2. Irmao,leia atos22v13a 16(ele nao foi batizado no ato de levantar)vamos ler a Biblia Sagrada ,e deixar de acreditar em deduções humanas. Fique com DEUS!!!!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...