Marcela não pôde conter as lágrimas. Parecia não existir explicação para o fato de que seu casamento se transformara em cinzas. Mãe de três filhos, profissional bem-sucedida, respeitada entre seus colegas e vizinhos, ela sempre acreditou que as diferenças com seu esposo não passavam de algumas palavras ásperas e descontentamentos passageiros. De repente, seu mundo veio abaixo.
Carlos, o esposo, achava que precisava de tempo para “pensar”. Um de seus filhos passou a andar com maus companheiros e os outros não iam bem no colégio. Por causa desses problemas, ele decidiu abandonar o lar. “Como cheguei a esta situação?” ele perguntava.
As relações familiares, atualmente, estão sob fortes pressões e conflitos. Essa crise que afeta os pais repercute e se amplia nos filhos, que estão sob fogo cruzado. A violência infantil, o uso de drogas e a rebeldia dos adolescentes são algumas das conseqüências. Quando as relações familiares entram em crise, todo o indivíduo é afetado. Torna-se difícil agir racionalmente. Os sentimentos se descontrolam, causando angústia, medo, ira e depressão. Talvez as cenas descritas acima não lhe sejam estranhas e retratem parte da dor que você está sofrendo.
A família é o único espaço que pode nos dar segurança. Quando, porém, essas relações fracassam, o resultado é dor, sofrimento e tristeza. As feridas abertas na família podem sangrar por toda a vida.
Em meio a um panorama tão escuro e desalentador, como é possível encontrar a chave da felicidade na família? Existe esperança para as crises familiares? Angustiada, Marcela atendeu ao conselho de uma amiga e buscou força e auxílio em Deus. Começou a freqüentar uma igreja próxima de sua casa e pediu ao esposo que lhe perdoasse. Ele voltou para casa e logo toda a família passou a ir à igreja. “Deus salvou minha família e me transformou. Agora, até o relacionamento com meus filhos mudou”, disse Marcela.
A Bíblia menciona que Deus não somente Se preocupa com cada pessoa individualmente, mas também com nossa vida familiar. Por isso, na criação, Ele estabeleceu duas instituições importantes: a família (Gênesis 2:23, 24) e o sábado como dia de repouso (Gênesis 2:1-3). A família é o núcleo básico da sociedade, o o lugar em que devemos nos sentir amados e felizes. O sábado é o dia em que os membros da família devem estar juntos para adorar e honrar o Criador (Isaías 58: 13,14).
AVALIE SUA FAMÍLIA 1. Como está a comunicação entre os membros de minha família? 2. Eu e meu cônjuge nos entendemos quanto à educação de nossos filhos? 3. Quais são nossos pontos fortes? 4. Em que aspectos precisamos melhorar? 5. Sabemos perdoar um ao outro?
Deus conhece muito bem aquilo de que necessitamos para sermos felizes. “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir” (Isaías 48:17). Apesar de nossos erros, Ele nos ama continuamente, desejando sempre o melhor para nossa família. “Eu [o] amei com amor eterno; com amor leal [o] atraí” (Jeremias 31:3).
Deus jamais Se afasta de nós. Devemos buscá-Lo com todas as nossas forças. “Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração”, afirma o Senhor (Jeremias 29:13).
Depois de um estudo realizado com milhares de casais, os pesquisadores descobriram que os casamentos em que os cônjuges oram a Deus e dedicam tempo para ler a Bíblia juntos, têm 90 a 95% de possibilidade de sobreviver.
Entretanto, a maior esperança para você e sua família se encontra no breve retorno de Jesus a este mundo e na Nova Terra que Ele prometeu, onde “estaremos com o Senhor para sempre” (1 Tessalonicenses 4:17). Ali será realizada a grande reunião da família de Deus, e todos os seus membros viverão para sempre em completa harmonia.
Aqueles foram os 102 minutos mais tenebrosos da história dos Estados Unidos. Desde o impacto do primeiro avião com a torre norte do World Trade Center (WTC), no dia 11 de setembro de 2001, até o desabamento da segunda torre, foram eternos 102 minutos em que o mundo parecia ter perdido a respiração.
“Um avião bateu contra o WTC, há fogo, muita fumaça, mas não se assiste”, disse Tony Rocha à sua mulher, Marylin Marques, antes de o telefone ficar mudo. Em 1994, já com o curso de administração de empresas concluído, Tony se casou com Marylin. Além de bom marido e pai, ele se tornou respeitado corretor em Wall Street. Trabalhava na Cantor Fitzgerald Securities, cujos escritórios ficavam na torre norte do WTC. A Cantor perdeu 700 dos seus mil funcionários, entre os quais Tony, que deixou, além da esposa, dois filhos pequenos.
Quando viajamos de ônibus, metrô ou avião, nos deparamos com muitas pessoas. Algumas seguem imersas em livros ou jornais, outras olham pela janela do veículo indiferentes ao passageiro ao lado. Olhares perdidos de vidas que vêm e vão. Quantos traumas emocionais: tristezas, desilusões, sonhos frustrados, tragédias, saudades! Quem de nós não tem algum desses itens na bagagem? Quantas Marylins se arrastam pela vida sem seus Tonys?
Mas a verdade é que a maior parte da vida geralmente não é feita de desastres ou alegrias incomuns. Ao contrário, vivemos quase sempre uma rotina de eventos comuns. É nesses momentos que devemos nos preparar para enfrentar os traumas e as tragédias. Mas como? Primeiramente, é bom saber que Deus deseja libertar você de um passado de experiências dolorosas, curando seus traumas e restaurando-lhe o equilíbrio emocional. Assim, você pode olhar o futuro com esperança, mesmo sabendo que haverá experiências difíceis. O relacionamento constante com Deus em “tempos de bonança” é que nos fortalece para as tempestades.
Além disso, é bom lembrar que, conforme disse Fernando Sabino, conhecido escritor brasileiro, “no fim tudo dá certo; se ainda não deu é porque ainda não chegou o fim”. É isso mesmo. A Bíblia garante que este mundo terá um fim feliz para os que acreditam nisso – o fim das tragédias, o fim da dor, o fim da morte. Jesus prometeu em mais de 2.500 passagens bíblicas que Seu retorno é certo e que esse acontecimento será a solução para todos os problemas humanos. E o Mestre nunca mentiu.
É como se pudéssemos ouvir o Senhor dizendo: Há fogo, muita fumaça, mas não se assuste. “Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28). “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas [inclusive a paz] lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações” (Mateus 6:33, 34). “Lancem sobre [Mim] toda a sua ansiedade, porque [Eu tenho] cuidado de vocês” (1 Pedro 5:7). "Nao se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se Eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para Mim, para que vocês estejam onde Eu estiver" (João 14:1-3).
Nunca se esqueça de que acima das nuvens de tragédias e tristezas que muitas vezes envolvem nossa vida, está o sol da esperança. E esse sol tem nome: Jesus.
Chegamos ao fim da serie "Paz para Viver". Espero que tenha encontardo a paz.
Esta paz, Jesus, e somente Jesus, pode dar. Apenas Ele é capaz de nos transformar a vida inquieta, impaciente, temerosa, em uma vida tranquila, serena, calma e segura.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou....Não se turbe o coração, ...nem se atemorize.' João 14:27.
"Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti" Isaías 26:3.
Ele me ama e por isso perdoou meu passado, e me ajudará a viver uma vida vitoriosa daqui para frente.
Ele tem uma igreja nesta Terra, e quer que eu me una a ela.
Aceito ser batizado e declarar publicamente meu amor por Ele.
Você ainda está tendo dificuldades para vencer o pecado?
Então leia isto "A alma que ama a Deus temprazer em atrair força dEle pela constante comunhão comEle. Quando se torna hábito da alma conversar com Deus, o poder do maligno é quebrado: pois Satanás não pode permanecer perto da alma que se aproxima de Deus" SDA Biblie Comentary, Vol. 7 pág. 931. Abraço!!!
O paralítico curado vai para o templo e aí se encontra nova-mente com Jesus. ( João 5:14 )
O paralítico não foi ao templo para ser curado. Jesus o curou, mas depois de ser curado o paralítico foi ao templo para agradecer e louvar.
LEMBRE-SE
A igreja não o salva, mas se você foi salvo por Jesus, estará na Igreja.
6. Que conselho bíblico achamos com relação à nossa participação na igreja? Hebreus 10:25
Duas perguntas sérias
7. Basta ensinar a cerca de Jesus para ser a Igreja de Deus? Mateus 7:228. O que é fazer a vontade do Pai? I João 4:4-6
DECISÃO
Reconhecendo que Deus tem uma igreja na terra e que ela pode ser identificada pelas características bíblicas, desejo unir-me aIgreja de Deus para esperar a Jesus em glória e majestade.
Os versos que você leu, mostram duas maneiras diferentes de viver. Quando não conhecíamos a Jesus era uma coisa, depois que Jesus chega à nossa vida, tudo muda.
1. Como Deus nos amou? Jeremias 31:32. Como provou Deus esse amor para conosco? João 3:16
Deus nos amou e entregou Seu Filho por nós.
NÃO EXISTE AMOR SEM ENTREGA
3. O que espera Deus de nós como fruto de nosso amor por Ele? Romanos 12:1
1. Como é que Deus revela Sua vontade para a Igreja? Amós 3:7
2. Que instrumentos Deus usa para Se revelar aos profetas? Números 12:6
Deus é um Deus de amor que sempre deseja manter comunhão com você. Por isso deu à sua igreja o Dom de Profecia.
Devemos acreditar em qualquer pessoa que diz ser um profeta?
"Amados não deis crédito a qualquer espírito: antes provai os espíritos se procedem de Deus,porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora" I João 4:1
Como provar um profeta?
João 4:2 - Deve apresentar a Jesus como o Deus vindo a nós.
Isaías 8:20 - Deve ensinar de acordo com a Lei e a Palavra de Deus.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia, acredita que o Espírito de Profecia foi manifestado na vida e obra de Ellen G. White, que nasceu nos Estados Unidos em 1827 e morreu em 1915. Ela realizou uma grande obra como escritora e conselheira da Igreja.A Igreja acredita que ela substituiu a Bíblia?
Não, ao contrário, tudo que ela afirma, apoia o que a Bíblia ensina. Nenhuma doutrina da Igreja foi tirada dos escritos dela. Veja o que ela mesma ensinou com relação aos seus escritos.
"A Bíblia é a nossa regra de fé e doutrina. Não há coisa alguma mais demolde a comunicar vigor a mente do que o estudo da palavra de Deus" Obreiros Evangélicos, pág. 249.
"Os testemunhos escritos não são para comunicar uma nova luz, mas para impressionar vividamente o coração com as verdades que já foram reveladas" Test. Vol. V, pág. 665.
Acredito que a Bíblia é a única regra de fé e doutrina, mas aceito o dom do Espírito de Profecia, aconselhando e guiando a Igreja de Deus no tempo do fim.
8. Geralmente aonde é que o homem coloca o coração? Lucas 12:34
9. Você acha que Deus precisa do seu dinheiro? Ageu 2:8
10. Tudo o que existe no mundo, a quem pertence? Salmos 24:1
Você pode ver que tudo pertence a Deus e que o ser humano foi criado para administrar o mundo ao lado do seu Criador, mas o pecado fez com que o homem se afastasse de Deus e desejasse administrar tudo sozinho.
11. Como considera Deus essa atitude do homem? Mateus 3:8
Deus quer restaurar no homem a imagem e o caráter que Ele teve no Éden.
Deus quer andar, viver e Administrar a vida ao lado do ser humano.
Deus quer ajudar ao homem a entender que sem Ele estamos perdidos.
O dízimo é uma expressão de dependência do Pai, porque reconhecemos que Ele é soberano em nossa vida.
DECISÃO
Reconheço que Deus quer reproduzir em mim o Seu caráter, aceito a obra maravilhosa do Espírito Santo e desejo ser reintegrado ao tipo de relacionamento que Ele teve com Adão e Eva, sendo co-administrador da vida que me deu.
Contou hoje para alguém,as maravilhas que Jesus fez na sua vida?
Alguma vez você já imaginou o que acontece depois da morte?
Existem espíritos que se comunicam com os vivos?
Imagine um ser querido que lhe foi arrebatado pela morte.Você acha que nunca mais o verá?
Veja o que a Bíblia diz 1. Como foi feito o homem?Gênesis 2:7
PódaTerra + FôlegodeVida = AlmaVivente
Dois pontos chaves
A palavra alma, no sentido bíblico refere-se ao ser humano vivo. E não a um espírito sem corpo. Assim, quando se diz que num estádio há 40 mil almas, está falando de 40 mil pessoas.
A alma vivente ou ser humano vivo, só existe quando o corpo (feito do pó) e o fôlego da vida (sopro divino) estão juntos. No momento que ambos se separam, acaba a vida.
Assim você estará vivendo uma vida de comunhão com Ele.
DECISÃO
Reconheço que só Deus é imortal e a única maneira de ter a vida eterna é aceitar Jesus como meu Salvador e viver sempre com Ele, por isso Lhe entrego hoje meu coração.